Como fã de games, fiquei muito animado quando saiu a notícia de que iriam fazer um longa-metragem da série de jogos Warcraft. Já joguei alguns games da série, mas confesso que não conhecia a história do jogo, até porque temos 4 grandes jogos já lançados. O primeiro jogo lançado foi o “Warcraft: Orcs & Humans” no ano de 1994. Sem contar os inúmeros livros que foram lançados que ajudam a explicar melhor essa guerra entre Humanos e Orcs.
Crédito: gamehackstudios.com
A minha expectativa aumentou quando assisti ao primeiro trailer do filme. Já conhecia o trabalho de Travis Fimmel em Vikings, série feita para o canal de televisão History. E tinha certeza de que ele faria um bom Anduin Lothar em Warcraft. Como muitos sabem, existe um certo receio a filmes baseado em games, raramente eles ficam bons. Quase nunca um filme baseado em game é bom, basta dizer esse filme para você pensar no assunto, “Street Fighter – A Batalha Final”. Realmente é tensa essa situação.
Crédito: time.com
Visualmente falando, o filme está impecável, é de tirar o fôlego o nível de detalhes que os Orcs têm. Eles conseguem trazer um realismo imenso a tela. Da forma como é contado o filme, vamos acabar torcendo para o lado dos Orcs, até porque a causa deles é justa também. Já do lado dos humanos senti uma falta de motivação, é como se eles estivessem defendendo suas terras por obrigação. Acho que o Duncan Jones, diretor do filme, meio que valorizou mais o lado dos Orcs.
Mas, qual o real motivo para que Warcraft tivesse tantas notas abaixo do esperado? Eu acho que sei o que aconteceu. O motivo é explicação. Isso mesmo, esclarecer mais o que está acontecendo em tela. Confesso que me perdi em várias cenas, fiquei sem entender em outras tantas, mas aceitei aquilo, até porque o filme precisa chegar ao final. Acredito que tenha sido esse o motivo para que a crítica tenha dado notas baixas a Warcraft. Por exemplo, no Metacritc, site que reúne críticas, vai perceber que a maioria das notas baixas, são da crítica especializada. Enquanto boa parte das notas positivas são dos usuários do site.
Creio que muitos podem deixar de ir ao cinema por conta das notas que o filme vem recebendo. O melhor mesmo é tirar suas próprias conclusões.
Adquira os livros desse filme e game através dessas lojas:
Saraiva, Amazon, Livraria Cultura, Submarino, Americanas, FNAC, Alta Books, Livraria Martins Fontes.