Conheça as diferenças e entre os e-Readers concorrentes e escolha o seu.
Quero deixar claro que estarei comparando apenas dois modelos de cada, pois a Amazon possui quatro modelos e a Saraiva possui dois apenas. Dos quais estarei usando como exemplos: Kindle e Kindle Paperwhite comparando ao LEV (sem luz) e o LEV com luz.
Crédito: Reprodução/Thonny Tenorio
Primeiramente conheça mais sobre os dois modelos da Livraria Saraiva:
LEV: O modelo mais simples e sem luz possui armazenamento de 4 Gb; pesa 190 g, tem altura 16,60 cm, largura 12,00 cm, profundidade de 0,94 cm e resolução de tela 1024 x 768 pixels com 6 polegadas de tela.
O LEV possui Tecnologia E ink ® em que o visor parece papel, possui Wi-Fi embutido e capacidade para até 4 mil livros. Possui USB 2.0, processador Allwinner A13 Cortex A8 e com sistema Linux Embarcado.
Ele lê arquivos ePub, PDF, HTML, FB2 e suporta imagens JPG, PNG, GIF, BMP, ICO, TIF e PSD.
Ele é dinâmico e você pode ajustar o tamanho das letras, marcações de trechos, além de fazer anotações e editar comentários.
Acerca da economia de bateria, a Saraiva não é clara, mas afirma que você pode passar semanas sem precisar recarregar. Essa questão é relativa porque pode variar muito como cada usuário manuseia seu leitor digital no cotidiano.
LEV com luz: O modelo com luz possui as mesmas características que o modelo anterior, apenas com a diferença da luz interna que poderá lhe dar mais conforto na leitura noturna.
Agora conheça os dois modelos da Amazon:
Kindle: Possui armazenamento de 4 Gb, pesa 191 g, de altura de 169 cm por 119 de largura e 10,2 cm de profundidade com resolução de 167 pixels e tratamento de tela com antirreflexo sem iluminação embutida.
O Kindle esbanja orgulho em dizer que ele é o único que consegue passar carregado 1 mês com a função wireless desligada, baseando-se em uma leitura diária de ½ hora.
Suporta Wi-Fi b/g/n (esse “n” é a tecnologia mais veloz para Wi-Fi na atualidade) e protocolos de segurança WEP, WPA, e WPA2 utilizando autenticação de senha ou Wi-Fi Protected Setup (WPS).
Ele lê os formatos Kindle Format 8 (AZW3), Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção, PRC naturalmente; HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP por meio de conversão.
E outra novidade é que o Kindle suporta diversas línguas, dentre elas cirílico (russo), japonês, chinês (tradicional e simplificado), italiano, francês, alemão, coreano, além de caracteres do latim e grego.
Kindle Paperwhite: As diferenças são poucas em relação ao modelo anterior. Então, vamos para a resolução que é de 300 pixels, pesa 206 g, e possui 169 cm de altura, 117 cm de largura com 9,1 cm de profundidade. Ele se demonstra um pouco menor e mais pesado e com mais resolução que o modelo de entrada da Amazon. Também possui 6 polegadas de tela com iluminação embutida.
Eu não poderia deixar de falar também que, assim como o LEV, o Kindle também é dinâmico e ajusta os tamanhos de fontes, possui dicionário em português e inglês, consulta vocabulário e faz pesquisa no Wikipédia.
Outra funcionalidade legal é o Whispersync que possibilita que você sincronize qualquer Kindle com diversos Smartphones, Tablets e PCs, possibilitando assim que você continue a sua leitura em demais dispositivos diferentes de onde se parou.
Encontre o seu e-Reader ou Leitor Digital preferido nestes links: